6 ferramentas de gestão empresarial indispensáveis  

Não importa o tamanho, gerenciar um negócio não é uma tarefa tão simples, porém, algumas ferramentas podem ajudar a gerir a empresa.

 

Grande parte dos empresários está sempre em busca de práticas inovadoras que visem a redução dos custos e o aumento dos lucros, entre outras ferramentas que possam proporcionar muitos ganhos.

 

Neste post, vamos mostrar algumas ferramentas de gestão empresarial que são indispensáveis para aperfeiçoar seu negócio. Conheça:

 

 

1. Análise SWOT 

 

A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é um recurso muito utilizado para auxiliar o planejamento estratégico e o crescimento do negócio.

 

O termo SWOT vem do inglês e remete a algumas palavras:

 

  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

 

Por meio dessa ferramenta, é possível aprofundar o conhecimento sobre o negócio e também realizar uma análise minuciosa do contexto em que a sua empresa está inserida.

 

A matriz SWOT serve para analisar os pontos fracos e fortes da empresa, ajudando a contornar riscos e ameaças — concorrência, barreiras econômicas, falta de fornecedores, entre outros — e a aumentar as oportunidades de sucesso.

 

 

2. Pyplan 

 

É uma inovação que vai transformar sua maneira de analisar, projetar, planejar, simular e otimizar, em tempo real. Permite planejar de forma integrada, mesmo em tempos incertos como o que estamos vivendo. Ela possibilita que toda a equipe, mesmo remota, possa opinar de forma ativa e em tempo real no planejamento da empresa, considerando diversos cenários futuros.

 

Conheça as qualidades que fizeram empresas como Coca Cola Andina, Comgas, B2W Digital, Eurofarma, Nestlé e Nivea optarem pela escolha da plataforma Pyplan®:

 

  • Flexibilidade: experiência de usuário com 100% de FLEXIBILIDADE para acessar as regras (transparência) e atualizar os planos e cenários em questão de minutos;
  • Velocidade: rapidez na adequação dos planos e cenários conforme as mudanças do mercado e obtenção dos resultados em TEMPO REAL;
  • Assertividade: visão dos resultados em toda CADEIA do negócio de forma INTEGRADA, permitindo uma decisão contextualizada e compreensão dos impactos das relações causais;
  • Versatilidade: uma única plataforma e infinitas possibilidades de soluções de Analytics, Previsões, Planejamentos, Simulações e Otimizações;
  • Escalabilidade: projeto pode ser iniciado com os processos críticos atuais do negócio e posteriormente incluir novas áreas, processos e regras de forma que se transforme na plataforma Integrada de Negócio (IBP).

 

 

3. Matriz GUT 

 

Gravidade, Urgência e Tendência são os pilares analíticos dessa matriz, que tem por objetivo ajudar na elaboração de estratégias para a resolução de problemas. Afinal, tão importante quanto resolver os entraves em que muitas vezes um negócio se vê inserido é o tempo que se leva para solucioná-los.

 

A matriz GUT faz a classificação de cada problema da organização considerando as bases que dão nome a ela. Veja uma breve explicação de cada uma:

 

  • Gravidade: o gestor deve analisar qual o tamanho do impacto, caso a adversidade não seja solucionada (de forma qualitativa ou quantitativa). A situação analisada precisa ser pontuada de 1 a 5, sendo 1 sem gravidade, 2 pouco grave, 3 grave, 4 muito grave e 5 extremamente grave.  
  • Urgência: esse é o critério para verificar o prazo para se resolver determinado problema. A pontuação desse parâmetro também vai de 1 a 5, sendo que problemas classificados como 1 podem esperar, 2 são pouco urgentes, 3 são urgentes e merecem atenção no curto prazo, 4 são muito urgentes e 5 precisam de atenção imediata.
  • Tendência: examina qual é a tendência de evolução da situação que precisa ser resolvida. A pontuação deve partir de 1 para os que não mudarão caso nada seja feito, 2 podem piorar a longo prazo, 3 podem piorar a médio prazo, 4 tendem a piorar no curto prazo e 5 correm o risco de piorar rapidamente.

 

 

4. SalesTech Intelligence

 

Permite que tudo que foi planejado possa ser executado, ou seja, vendido de forma consultiva e inteligente, levando ao cliente, o produto certo e na quantidade certa. Ação extremamente importante, uma vez que temporariamente, o comportamento do consumidor mudou.

 

Entre os benefícios da ferramenta estão:

 

  • Elimina erros e inconsistências
  • Eleva a produtividade efetividade da operação
  • Distribui o volume de Demanda / S&OP planejado do ciclo com eficiência
  • Otimiza a visita de seus executivos
  • Amplia a cobertura do portfólio
  • Aumenta a rentabilidade das vendas
  • Melhora o serviço prestado ao varejo

 

 

5. e-Decision Analytics 

 

Evidencia os resultados obtidos com as ações realizadas nas outras duas ferramentas. Sendo assim, os gestores podem tomar decisões definitivas, sem erros ou inconsistências.

 

Método inovador que torna suas decisões mais rápidas, precisas e principalmente, JUSTAS, satisfazendo todos os envolvidos na apuração de efetividade e desempenho.

 

É um método de análise de contexto que proporciona uma apuração JUSTA, porque:

 

  • Contextualiza os indicadores de acordo com cada perfil de comportamento
  • Pondera a importância de cada indicador dentro do contexto
  • Mensura os indicadores atribuindo uma nota QUALITATIVA
  • Atribui notas em uma única escala de 0,00 a 10 e cores de temperatura
  • Permite EQUIPARAR e NORMALIZAR o resultado de desempenho de todos indicadores
  • Facilita RANQUEAR, CLASSIFICAR, COMPARAR e PRIORIZAR as decisões num piscar de olhos

 

Utilize sua inteligência de negócio na CONTEXTUALIZAÇÃO dos cenários e deixe o método calcular e traduzir os KPIs em resultantes de desempenho de toda sua força de vendas, numa única escala com notas e cores, eliminando o seu tempo dedicado nas planilhas para focar na estratégia.

 

 

6. Ciclo PDCA

 

Não podemos deixar de citar, ainda, o ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act): Planejar–Fazer–Checar–Agir. Essa ferramenta é uma técnica de qualidade total muito utilizada em todo o mundo. O ciclo PDCA permite que as empresas realizem melhorias nos processos enquanto todos os resultados são avaliados.

 

O ciclo permite verificar a eficácia da implantação de novos planos de ação, acompanhar mudanças e checar se problemas estão sendo solucionados, além de ser uma ferramenta fundamental nos processos de melhoria contínua.

 

As ferramentas apresentadas nos itens 2, 4 e 5 ajudam a automatizar o processo do PDCA.

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