Definir metas de vendas em suas estratégias de negócio é um fator fundamental para o sucesso e para o crescimento empresarial. Porém, essas metas precisam ter o potencial de serem batidas.
Dito isso, muitos fatores devem ser considerados na hora de criar suas metas de vendas devido as suas influências que podem atrapalhar na hora de atingi-las.
Afinal, conforme o levantamento da meetime, apenas 43% dos vendedores bateram suas metas nas empresas no Brasil, enquanto isso, nos EUA, a média está em 66% conforme o SaaS AE Inside Sales Report.
Ou seja, a grande maioria dos vendedores brasileiros não conseguem atingir as metas estabelecidas pelas empresas. Portanto, a falha no processo geralmente se encontra no planejamento das metas de vendas ao considerar metas comerciais inviáveis e inatingíveis.
Por outro lado, outro fator que contribui para a falha desse planejamento é não saber o que fazer depois para atingir as metas estabelecidas. Afinal, o papel da empresa não consiste em apenas elaborá-las e encaminhar para suas equipes de vendas para fazerem o impossível para atingi-las.
É necessário ir além e contar com estratégias para atingir as metas de vendas estabelecidas pela gestão. Para te ajudar com isso, separei ao longo deste artigo as principais dicas para que você possa ajudar e guiar suas equipes, acompanhe:
1. Analise o histórico e os esforços de vendas
2. Revise o planejamento estratégico de vendas
3. Faça o acompanhamento dos resultados
4. Ouça seu time para atingir metas de vendas
5. Crie campanhas de incentivo para sua equipe
6. Melhore o gerenciamento da sua equipe de vendas
7. Facilite a oferta de produtos para atingir metas de vendas
8. Gerencie seu tempo
9. Melhore o padrão de atendimento da sua equipe de vendas
10. Elimine as restrições no processo de vendas
O que são metas de vendas?
Para compreender melhor, as metas comerciais são um caminho pré-estabelecido que pretende alcançar um objetivo comercial específico. Sendo assim, ela é de grande importância para definir quais resultados são esperados e como guiar sua equipe comercial.
Ler mais: METAS DE VENDAS: 9 DICAS PRÁTICAS PARA DEFINI-LAS
Diante disso, também é necessário aprofundar o conceito de meta, afinal, ela pode se referir à empresa toda, a um local, a uma área, a uma equipe ou a um colaborador específico. Dessa maneira, é possível:
- Determinar onde a empresa quer chegar e como tornar o objetivo real.
- Manter o ritmo de crescimento da empresa (dividindo a meta por períodos).
- Prever o faturamento da empresa.
Assim, de forma básica e objetiva, é possível entender a meta por meio da seguinte fórmula:
Meta de venda = objetivo + valor + prazo
Dessa maneira, alguns exemplos de metas de vendas estabelecidas em empresas podem consistir em:
- Aumentar o faturamento + em 10% + até o fim do trimestre
- Aumentar o MRR + para 500 mil + até 2023
Porém, como você já sabe, é necessário tomar o máximo de cuidado para garantir que essas metas sejam alcançáveis, principalmente se sua empresa conta com bonificações e premiações.
Além disso, o esforço de bater metas de vendas não deve vir apenas do vendedor, mas também da própria empresa, que possui o papel em sua gestão de elaborar ou adotar estratégias eficazes para ajudar seus colaboradores e guiá-los.
O que é necessário para atingir metas de vendas?
Para que uma empresa consiga prosperar e crescer no mercado em meio a grandes competidores, suas vendas precisam estar gerando bons resultados e atendendo às expectativas.
Ou seja, é necessário que suas metas comerciais estejam sendo alcançadas. Mas o que é necessário para isso acontecer?
1.Analise o histórico e os esforços de vendas
Conhecer bem os números que geraram as vendas no último ano ou mesmo no último semestre e os esforços necessários para atingi-las é o primeiro passo para definir como bater as metas de vendas. Por isso, procure reunir algumas informações, como:
- Quantos clientes compraram?
- Qual o canal de vendas foi mais eficiente?
- Qual é o tempo médio entre o primeiro contato com sua empresa e o fechamento de uma compra? Isso muda de canal para canal?
- Qual o ticket médio de cada venda em cada canal?
- Qual o valor gasto com o time de vendas? E com outros canais?
- Quanto da meta foi alcançado em cada mês? Qual o valor atingido em cada trimestre? Houve crescimento ou diminuição das receitas e dos números que compõem as metas se comparados com anos anteriores?
- Qual o percentual de participação de cada produto ou serviço no lucro do semestre?
Um sistema de gestão de vendas que arquive todas essas informações pode ajudar a extrair esses dados e a analisá-los.
Por isso, sempre ter métricas e indicadores de desempenho (KPIs) alinhados às estratégias da empresa, são indispensáveis para analisar o histórico de maneira otimizada e confiável.
Ler mais: 3 maneiras de maximizar seus KPI’s
2.Revise o planejamento estratégico de vendas
É importante perceber que alguns fatores externos à sua empresa podem ter influenciado de modo direto os resultados, como foi o caso da pandemia de Covid-19.
Por conta dela, tivemos 2 anos cercados de incertezas, sejam elas políticas ou econômicas, que acabaram por gerar inseguranças tanto para empresas quanto consumidores. Este cenário fez com que muitas pessoas e empresas deixassem de comprar algo que até mesmo estava previsto em seus orçamentos.
Sendo assim, é importante que o planejamento seja feito após a revisão dos posicionamentos que vinham sendo adotados pela empresa nos anos anteriores, pois não se sabe até onde as sequelas da pandemia podem chegar. Inclusive, foi necessário pensar em dois cenários, sendo um deles a da vacinação no primeiro semestre de 2021 e a outra considerando a imunização após julho.
Ler mais: 5 erros no planejamento estratégico de vendas
É preciso montar metas de vendas com base nas possíveis variações, para evitar assim uma possível frustração do time de vendas e garantir uma previsão real de vendas em seu fluxo de caixa.
Ou seja, não distribua as metas de maneira uniforme nos meses subsequentes, mas avalie antes, observando aqueles que tragam maior potencial de vendas e aqueles cujas vendas costumam ser mais fracas. A partir disso, trace os objetivos ajustando as metas para refletirem esses períodos de maior otimismo do seu segmento.
3.Faça o acompanhamento dos resultados
Após estabelecer as metas gerais da empresa e individuais para os colaboradores, é necessário estabelecer uma periodicidade no processo de análise e mensuração de resultados. Geralmente, as empresas costumam optar por uma avaliação mensal dos números obtidos.
É importante ressaltar que, este processo, não deve consistir apenas na conclusão se os resultados estão sendo satisfatórios ou não. Portanto, no caso de resultados abaixo do esperado, é preciso se reunir com a equipe e procurar identificar as causas desse baixo desempenho.
Estas questões devem ser levantadas durante o processo de mensuração de resultados.
Assim, você poderá implementar treinamentos para que seus colaboradores possam se qualificar e adquirir uma maior identificação com a cultura organizacional de sua empresa para melhorar os resultados.
4.Ouça seu time para atingir metas de vendas
Além dos indicadores de desempenho, é importante ouvir o que o time de vendas tem a dizer, pois como estão em campo, podem contribuir com informações a mais que não são captadas pelos números.
Por exemplo:
- Dificuldade em tirar pedidos de uma determinada loja ou rede.
- Oferecer produtos fora do mix que já estão acostumados.
- Entre outros.
Dessa maneira, será possível definir meios de auxiliar os vendedores, deixando-os mais motivados, além de melhorar pontos do processo de vendas.
5. Crie campanhas de incentivo para sua equipe
A equipe de vendas precisa saber lidar com as cobranças diárias ou semanais para atingir as metas de vendas. Esse tipo de atitude, apesar de necessária, eleva o nível de estresse do time de vendas e essas tensões podem torná-lo mais improdutivo.
Uma maneira de driblar esse cenário é utilizando campanhas de incentivo que, inclusive, não tenham como premiação somente a remuneração financeira.
Assim, criar campanhas de incentivo que premiem o time de vendas é uma maneira interessante de manter o foco nos resultados, sem elevar o clima de tensão da equipe.
6. Melhore o gerenciamento da sua equipe de vendas
Tudo o que pode ser mensurado também pode ser melhorado e otimizado. Essa máxima da administração também serve para o gerenciamento da equipe de vendas.
Então, invista em tecnologias como uma solução de gestão empresarial que permita gerenciar os principais indicadores de resultados do time de maneira prática, além de automatizar processos ou gerar alertas automáticos sempre que uma etapa deixar de ser executada.
Ler mais: KPIs em vendas: o que são e quais usar
7. Facilite a oferta de produtos para atingir metas de vendas
Tirar o pedido em clientes que já compram com a empresa pode ser mais fácil do que tentar fechar uma nova venda, porém, é muito importante ofertar novos mix de produtos para os clientes.
Por isso, soluções que informem o mix ideal de produtos que podem ser lucrativos para determinados clientes, facilitando que ambos aumentem os resultados financeiros e o market share.
Sendo assim, o vendedor precisa estar preparado para ser um consultor de vendas, facilitando desta maneira que o vendedor atinja as metas.
8. Gerencie seu tempo
A partir do momento que a empresa possui metas de vendas bem estabelecidas e devidamente monitoradas, é preciso foco e atenção para atingi-las.
Ou seja, é impossível atingir as metas de vendas sem que os gestores e os vendedores coloquem foco total em suas atividades.
Por conta disso, é de extrema importância analisar as tarefas do dia, o tempo que está sendo gasto com cada uma e se você ou seus vendedores estão procrastinando.
Afinal, saber fazer uma gestão de tempo correta é fundamental para qualquer setor ou atividade realizada dentro de empresas. Porém, para as equipes de vendas isso se torna ainda mais essencial, já que você pode perder oportunidades de vendas em minutos.
Mas como corrigir isso? É incluído na rotina da maioria dos vendedores as negociações, a prospecção de clientes, a oferta de produtos, o confeccionamento de propostas e a conclusão de novas vendas durante o mês inteiro.
Sendo assim, organizar dias específicos para focar em algumas dessas tarefas já é uma forma de fazer o tempo render mais.
Por exemplo:
- Realizar follow-ups nas segundas e já programar a semana em função dos feedbacks.
- Prospectar nas terças.
- Fazer propostas e participar de reuniões nas quartas.
- Entre outros.
9. Melhore o padrão de atendimento da sua equipe de vendas
Outro ponto importante é que, se você apenas pensar em bater as metas de vendas, jamais vai conseguir se dedicar com o devido profissionalismo em suas funções para garantir uma relação mais próxima e amistosa com seus clientes.
Portanto, no segmento de vendas, a fidelização de clientes é imprescindível para favorecer a recorrência do consumo e, consequentemente, atingir as metas de vendas.
Dessa maneira, quando você mantém o foco na excelência do atendimento e consegue suprir as dores e necessidades do seu público-alvo, atingir suas metas se torna ainda mais fácil.
Assim, concentre-se em fornecer um atendimento excepcional e adequado às características e anseios da sua persona.
10. Elimine as restrições no processo de vendas
Por fim, alguns empecilhos do processo também podem ser minimizados para que você possa manter sua produtividade e atingir suas metas de vendas sem sacrificar tempo livre, momentos de descanso ou depender de horas extras.
Com a readequação do seu pipeline é possível otimizar processos e utilizar o tempo necessário para realizar todas as ações que se transformam em vendas.
Verifique com frequência os objetivos e metas estabelecidas, analise os prazos e mapeie possíveis barreiras que possam comprometer ou atrasar os resultados.
Diante disso, o SalesTech Intelligence® realiza o desdobramento de metas de vendas na sua empresa ao incrementar as vendas dos ciclos e maximizar a distribuição de volume planejado para toda a estrutura comercial, SKU e PDV, resultando em aumento da rentabilidade, do faturamento e da cobertura.
Ler mais: SalesTech Intelligence®: aumento do market share por meio de metas bem distribuídas
Portanto, ele é programado e automatizado para eliminar 100% de erros e incoerências das metas, aumentando a satisfação das forças de vendas e atendendo os requisitos de compliance.
Veja como o SalesTech Intelligence® funciona na prática: