O sucesso de uma operação é definido pela proximidade entre sua execução e seu planejamento. Por isso, erros na definição dos KPI’s que avaliam a saúde da operação podem colocar em risco toda a sua estrutura.
Tanto a medição, quanto a análise de indicadores torna possível o reconhecimento dos gaps de performance entre o planejado e o executado, permitindo que o gestor identifique e elimine os problemas. Além disso, essa análise facilita também a identificação de novas oportunidades.
No entanto, a definição de indicadores e a implementação de um sistema de medição não costumam ser tarefas comuns em algumas organizações, isso porque, problemas de cultura organizacional, falta de apoio da gestão ou por processos obsoletos acabam minando uma tarefa tão importante.
E a organização que opta por seguir em frente com a definição e análise de KPI’s, pode enfrentar problemas justamente na determinação do modelo de acompanhamento. Por isso, a WCA Inteligência Comercial, listou os 3 principais erros cometidos pelos gestores de desempenho:
Falta de definição dos indicadores
A falta de alinhamento entre os objetivos estratégicos da empresa e seu desempenho operacional, continua sendo um dos principais erros cometidos pelas empresas.
O ideal é que KPIs sejam estruturados em camadas de forma hierárquica, tal que a camada superior mostre uma visão global de performance, e que as camadas inferiores estejam conectadas ao topo de forma a possibilitar diagnósticos mais profundos de desempenho.
Desequilíbrio entre indicadores financeiros e operacionais
A medição da performance financeira é importante em um nível estratégico e para fins de relatório, mas os indicadores operacionais são necessários para medir a eficiência dos processos.
Os indicadores financeiros refletem consequências de ações tomadas no passado, e um foco exclusivo nesse tipo de indicador pode desencadear decisões que acabam sacrificando a criação de valor a longo prazo para o negócio em troca de benefícios financeiros de curto prazo.
Rigidez dos sistemas de medição
Uma vez estabelecidos, sistemas de análise de performance costumam permanecer fixos, e indicadores ultrapassados não mais adequados a nova realidade da empresa continuam como foco.
Da mesma forma que objetivos e estratégias da empresa se desenvolvem com o tempo, a gestão deve refletir se os KPIs atuais continuam relevantes. Além disso, pode ser que mais informações se tornem disponíveis e novos KPIs possam substituir indicadores atuais de forma mais completa.
Parte dessa dificuldade em implementar novos indicadores estão justamente no modelo utilizado. Analisar indicadores de forma manual em planilhas, torna o processo exaustivo, obsoleto e muitas vezes injusto.
Por isso, a WCA Inteligência Comercial, desenvolveu o e-Decision Analytics®, uma solução de análise de indicadores que utiliza cores e notas para facilitar o entendimento de cada resultado. Permite ainda, que KPI’s de natureza diferentes possam ser analisados de maneira igualitária e justa.
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