Tudo sobre avaliação de desempenho: o que é, benefícios e como aplicar 

Entenda tudo sobre avaliação de desempenho, incluindo o que é, quais são seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa.

Ao olharmos para a otimização e o melhoramento constante de processos e operações nas empresas, muitas vezes acabamos deixando de lado a evolução do próprio colaborador. Algo extremamente necessário nos campos da inovação e do próprio crescimento empresarial. 

É aí que surge a avaliação de desempenho, uma ferramenta de RH que vai muito além da análise da performance individual e coletiva dos seus colaboradores e de seus respectivos comportamentos. 

Por meio dela, é possível dar feedbacks mais consistentes, avaliar a efetividade do colaborador no trabalho, identificar novos talentos, constatar a produtividade dos funcionários, entre diversos outros aspectos que contribuem diretamente no desenvolvimento profissional do colaborador e da própria empresa. 

Dito isso, diversos métodos podem ser usados nessa avaliação de performance. Mas não se preocupe, explicamos tudo o que você precisa saber sobre eles e como aplicá-los a seguir:  

O que é avaliação de desempenho? 
Qual a importância e os benefícios da avaliação de desempenho? 
Quais são os 9 tipos de avaliação de desempenho?
Qual tipo e método de avaliação escolher?
Indo adiante: remuneração por desempenho 

CTA

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho ou performance é um processo que procura avaliar o desempenho dos colaboradores em uma empresa em relação às metas estabelecidas e às expectativas do cargo

Sendo assim, essa avaliação pode ser realizada de diversas formas, como com feedbacks regulares, acompanhamento de indicadores de desempenho, avaliações anuais, etc., mas possui efeitos ainda melhores quando diversas dessas práticas são aplicadas como uma estratégia conjunta

Tomemos como exemplo uma equipe de vendas, a avaliação de desempenho se mostra fundamental para avaliar o sucesso de estratégias de vendas e identificar oportunidades de melhorias para alcançar as metas estabelecidas

Ler mais: As 5 principais dores de vendedores e como superá-las

Para que você possa entender melhor como isso funciona, vejamos alguns exemplos de como a avaliação de desempenho pode ser aplicada em uma equipe de vendas: 

  • Definir indicadores de desempenho: os indicadores são importantes para avaliar o desempenho individual e coletivo da equipe, permitindo identificar oportunidades de melhoria. Para isso, seu RH pode contar com indicadores como número de vendas realizadas, valor médio das vendas, taxa de conversão de leads em vendas, entre outros indicadores contextualizados e ponderados.
  • Realizar feedbacks regulares: é importante que sua equipe de vendas receba feedbacks regulares sobre o seu desempenho, tanto individual como coletivo. Esses feedbacks devem ser específicos, claros e objetivos, com sugestões de melhorias para o futuro.
  •  Estabelecer metas reais e desafiadoras: para motivar sua equipe de vendas, contar com metas reais, desafiadoras e alinhadas com os objetivos da empresa é essencial. 
  • Oferecer treinamentos e capacitações: para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas, é importante investir em treinamentos e capacitações, que podem abordar temas como técnicas de vendas, atendimento ao cliente, gestão de tempo, entre outros. 
  • Incentivar a colaboração: em vez da competição, é importante incentivar a colaboração entre os membros da equipe de vendas. Colaboração pode levar a uma melhor performance da equipe como um todo.

Avaliação de desempenho: o que é e como aplicar | WCA

Qual a importância e os benefícios da avaliação de desempenho? 

A importância da avaliação de desempenho pode ser vista em vários aspectos. Em primeiro lugar, ela ajuda a identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores e da equipe como um todo.

Com isso, é possível investir em treinamentos e capacitações específicas para que possam aprimorar suas habilidades e desenvolver novas competências. 

Além disso, a avaliação de desempenho pode ser utilizada para identificar possíveis problemas de relacionamento entre a equipe, o que pode levar a conflitos e prejudicar o desempenho da empresa como um todo.  

Outro ponto importante, é que ela ajuda a estabelecer metas desafiadoras e realistas para a equipe. Assim, os colaboradores ficam mais motivados e engajados a alcançá-las, o que contribui para a melhoria do desempenho e o aumento da produtividade.

Ler mais: SalesTech Intelligence®: aumento do market share por meio de metas bem distribuídas 

A avaliação de desempenho também permite uma gestão mais eficiente e eficaz do desempenho da equipe e dos funcionários. Com base nos resultados obtidos, é possível realizar ajustes nas estratégias e processos para garantir o sucesso da organização como um todo. 

Por fim, em termos de benefícios, a avaliação de desempenho contribui com o desenvolvimento dos colaboradores, melhora na comunicação e no alinhamento entre as equipes e a liderança, aumento da motivação e engajamento no trabalho, redução de turnover e aumento da produtividade e dos resultados da empresa

Por fim, é importante ressaltar que a avaliação de desempenho não deve ser vista como uma ferramenta de punição ou julgamento, mas sim como uma oportunidade de desenvolvimento da equipe como um todo e do próprio colaborador. 

Portanto, é fundamental que os feedbacks sejam construtivos e que haja um diálogo aberto e transparente entre a liderança e a equipe para garantir o sucesso da avaliação de desempenho. 

Avaliação de desempenho: o que é e como aplicar | WCA

Quais são os 9 tipos de avaliação de desempenho?

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho que podem ser utilizadas pela sua empresa para avaliar a performance dos seus colaboradores e identificar possíveis oportunidades de melhoria. A seguir, listamos os nove tipos mais comuns de avaliação por desempenho e como cada uma delas pode ser aplicada

Ler mais: Força de vendas: como potencializá-la na empresa e mais

1. Avaliação de desempenho por competências

Essa avaliação considera as competências e as habilidades necessárias para o cargo e avalia o colaborador com base nessas competências. Por exemplo, para um cargo de liderança, podem ser avaliadas habilidades como gestão de pessoas, tomadas de decisão, comunicação, entre outras competências de um(a) líder.

2. Avaliação de desempenho por resultados

Aqui, o colaborador é avaliado com base nos resultados que ele alcança. Por exemplo, para um vendedor, pode ser avaliado o número de vendas realizadas, o valor total de vendas, etc., mas sempre lembrando que esse desempenho precisa ser contextualizado e ponderado. 

3. Avaliação de desempenho por comportamento

Nesse tipo de avaliação, são avaliados os comportamentos e atitudes do colaborador no ambiente de trabalho. Ou seja, são observados aspectos como pontualidade, organização, cooperação com os colegas, entre outros. 

4. Avaliação de desempenho por objetivos

Nessa avaliação, são estabelecidos objetivos para o colaborador e ele é avaliado com base no alcance deles. Por exemplo, um objetivo pode ser aumentar em 20% o faturamento da empresa no próximo trimestre. 

Ler mais: Guia completo de desdobramento de metas de vendas

5. Avaliação de desempenho por feedback 360º

Aqui, o colaborador é avaliado por diferentes pessoas no ambiente de trabalho, como colegas, líderes e liderados. O objetivo é obter uma ampla visão do desempenho do colaborador e identificar possíveis pontos de melhora.

6. Avaliação de desempenho por ranking

Nessa avaliação, os colaboradores são classificados em um ranking com base em desempenhos como produtividade, por exemplo. Na prática, essa avaliação pode ser utilizada para identificar os colaboradores com melhores performances e incentivar uma competição saudável nas equipes. 

7. Avaliação de desempenho por histórico

Neste tipo de avaliação, é avaliado o histórico do desempenho do colaborador ao longo de um tempo determinado. Essa avaliação pode ser útil para identificar tendências e padrões de desempenho e para identificar possíveis oportunidades de desenvolvimento. 

8. Avaliação de desempenho por projetos

Na avaliação de desempenho por projetos, os colaboradores são avaliados conforme o desempenho em projetos específicos que foram realizados. Esse tipo de avaliação pode ser útil para identificar as habilidades e as competências de cada colaborador em projetos específicos. 

9. Avaliação de desempenho por competição simulada

Por fim, a avaliação por desempenho por competição simulada submete os colaboradores a uma simulação de competição em um ambiente controlado. Esta avaliação pode ser utilizada para avaliar habilidades específicas, como a resolução de problemas, tomadas de decisão e lideranças. 

Avaliação de desempenho: o que é e como aplicar | WCA

Qual tipo e método de avaliação escolher?

Escolher o tipo e método de avaliação de desempenho mais adequado para a empresa pode ser um desafio, mas é fundamental para garantir uma avaliação eficiente e justa para os colaboradores. 

Dito isso, a escolha do tipo de avaliação vai depender do contexto da empresa, do cargo e da equipe que será avaliada

Por exemplo, se a empresa possui uma cultura focada em competências, a avaliação por competências pode ser a mais adequada. Agora, caso esteja preocupada com resultados, a avaliação por resultados passa a ser a melhor opção. 

Ler mais: Inteligência Comercial: o que é, quais seus benefícios e como aplicá-la em seu negócio 

Além disso, é importante lembrar que não há necessidade de escolher apenas um tipo de avaliação. É possível combinar diferentes possibilidades para obter uma avaliação mais completa e precisa conforme as necessidades da empresa. 

Por exemplo, pode-se combinar a avaliação por competências com a avaliação de resultados para ter uma visão mais completa do desempenho do colaborador em ambas as áreas

Seguindo adiante, outro fator a ser considerado é o método de avaliação. Existem diversas opções a serem consideradas, como autoavaliação, avaliação pelos colegas, avaliação pelos superiores, entre outros. O método escolhido também depende do contexto da empresa e das características da equipe. 

Por exemplo, se a empresa deseja incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, a avaliação pelos colegas pode ser uma boa opção. Agora, caso a empresa possua uma hierarquia mais rígida, a avaliação pelos superiores pode ser mais adequada.

Avaliação de desempenho: o que é e como aplicar | WCA

Indo adiante: remuneração por desempenho

A avaliação por desempenho e a remuneração por desempenho são duas práticas que andam juntas e são essenciais para garantir um ambiente de trabalho produtivo, justo e motivador. 

Enquanto a avaliação por desempenho é a ferramenta que permite medir o desempenho dos colaboradores, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, dar feedbacks construtivos, etc., a remuneração por desempenho é a prática de associar a remuneração dos colaboradores ao seu desempenho

Ler mais: Guia de remuneração pode desempenho: como aplicar em sua empresa.

Por outro lado, se a remuneração não estiver associada ao desempenho, é comum haver uma desmotivação dos colaboradores, que podem se sentir injustiçados ao verem que não há uma relação direta entre seus esforços e a recompensa financeira.

Mas, para te ajudar com isso, elaboramos um material completo sobre como aplicar a remuneração variável e justa na sua empresa. Veja só: 

CTA

Leia também

Assine nossa newsletter

Suas informações foram enviadas com sucesso.

Torne-se um canal WCA