Para se ter uma cadeia de suprimentos ou Supply Chain de sucesso, a gestão dela precisa ser eficiente, este é o principal ponto. Afinal, ela envolve desde o armazenamento da matéria-prima até o transporte e distribuição do produto acabado.
Os responsáveis pela cadeia de suprimentos lidam diariamente com o abastecimento de insumos, fabricantes, estoquistas, transportadoras, varejistas até chegar ao consumidor. Por isso, essa gestão é bastante complexa.
Por conta dessa complexidade é fundamental que a gestão de todas as áreas da cadeia de suprimentos estejam coordenadas e integradas. Isso garantirá que não hajam gargalos na entrega para o consumidor.
Cadeia de suprimentos integrada
Para que o final do processo de fabricação de um produto tenha sucesso, a cadeia de suprimentos precisa ser planejada de maneira integrada e colaborativa, respeitando as especificidades de cada área. Dessa forma é possível chegar ao objetivo comum da empresa: a satisfação do cliente.
Por isso, é necessário ter total atenção com quatro pontos básicos da gestão do Supply Chain:
Preço e qualidade: controlar todos os fornecedores é fundamental, buscando sempre os melhores em custo-benefício, além de prezar pela qualidade do produto que chegará ao consumidor;
Padronização: ter processos padronizados é outro aspecto fundamental da gestão eficiente da cadeia de suprimentos, pois somente desta maneira, é possível compreender todo conceito e fazer a gestão do supply chain de maneira adequada;
Integrado e colaborativo: otimizar a comunicação entre todos os envolvidos é o ponto chave para resolver de forma ágil e fácil, quaisquer problemas que possam surgir;
Automatização: ter o processo de gestão totalmente automatizado é outro fator importante para a eficiência da cadeia de suprimentos. Para que a automatização dê certo, a operação precisa estar consolidada e bem desenhada.
Gestão dos investimentos
Como o momento é de cautela, mas ao mesmo tempo de retomada e necessidade de recuperar o tempo e negócios perdidos, investir em novos insumos, pode ser necessário, mas tenha cuidado.
Por isso, é importante analisar o histórico de pedidos dos clientes, a fim de ter os insumos necessários para atendê-los. É importante, inclusive, considerar a nova demanda puxada pela mudança de comportamento do consumidor final.
Algumas recomendações para se ter sucesso na gestão da cadeia de suprimentos no cenário atual são:
Criação de estratégias de escoamento de produtos em estoque de forma eficiente atendendo os novos canais de vendas dos clientes
Considerar o novo mix ideal de produtos
E claro, mantenha um plano de ação para imprevistos que possam impedir parte das atividades. Afinal, embora os testes com vacinas para a Covid-19 estejam avançando, a doença ainda não foi contida. Estar preparado para a possibilidade de uma segunda onda epidêmica é extremamente necessário.
Ferramentas apropriadas
O uso de soluções tecnológicas para ter sucesso na gestão da cadeia de suprimentos é parte da evolução da área. Além disso, a tecnologia tem se mostrado muito eficaz para a otimização do tempo nessas atividades.
Soluções que permitem consolidar informações, automatizar processos, além de reduzir as chances de falhas humanas auxiliam não apenas a área de Supply Chain, mas permitem que a partir de um trabalho integrado e colaborativo, outras áreas possam ser beneficiadas, como marketing, financeiro e vendas.
A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.