O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é um processo que demanda bastante tempo e atenção dos profissionais envolvidos. E quando este trabalho é orientado por soluções pouco eficazes, o planejamento pode se tornar uma tarefa bastante árdua.
É um trabalho aditivo além das atividades do dia-a-dia que usam a maior parte, senão toda, a capacidade humana disponível. Isso causa ansiedade, pois além dos custos irrecuperáveis de tempo e energia, o impacto potencial de quaisquer erros e revisões aumenta à medida que o processo de revisão sobe na hierarquia.
No momento da reunião do comitê, é unânime que todos estejam interessados no fim do ciclo, mas a conclusão de um, significa o início de outro.
Sistemas legados de planejamento com módulos díspares da cadeia de suprimentos e planilhas em Excel podem não ser suficientes para atender essa demanda.
Limitação e ferramentas ineficazes para o planejamento de vendas e operações
De acordo com a pesquisa Supply Chain Insights, realizada em outubro de 2020, muitas empresas se sentem amarradas a soluções integradas, pois precisam de muito tempo para se adaptar.
Segundo o levantamento, a percepção dos gestores é de que estes tipos de ferramentas tornam o planejamento de vendas e operações, significativamente menos ágeis. Além disso, as empresas que utilizam soluções mais adaptáveis e customizáveis mostraram melhor desempenho.
Outro ponto citado na pesquisa é que empresas que utilizam soluções engessadas, não tiveram a flexibilidade exigida para gerar respostas aos impactos da pandemia da Covid-19.
Os planejadores que utilizaram ferramentas mais amigáveis, tiveram melhor alinhamento entre o processo de planejamento de vendas com o plano de operações e levaram metade do tempo para executar todo esse processo, em relação aos que utilizaram ferramentas engessadas.
Além disso, o estudo apontou que ferramentas engessadas têm maior chance de falhar durante a execução do processo de S&OP.
Pessoas no comando do planejamento de S&OP
Interfaces nada intuitivas podem fazer com que os planejadores gastem mais tempo encontrando o que precisam, além de gerar uma maior curva de aprendizado quando alguém novo entra para a equipe.
Embora a tecnologia tenha como papel principal, melhorar os processos, as pessoas devem ser as responsáveis pelo processo e pela tecnologia, e não o contrário. Por isso, ferramentas que possibilitam o trabalho integrado e colaborativo, se tornam mais eficazes neste contexto.
Entre alguns pontos benéficos que podemos salientar sobre o trabalho integrado e colaborativo no que diz respeito ao planejamento de vendas e operações, estão:
- Reunir todas as fontes de dados da cadeia de suprimentos interna e externa e algoritmos conectados;
- Transformar dados em painéis, visualizações de rede, mapas geográficos e muito mais;
- Alinhar as funções de ponta a ponta com planejamento simultâneo para maximizar recursos e compreender rapidamente o resultado dos planos.
- Planejar, monitorar e responder instantaneamente às mudanças com cenários de previsão que ajudem a gerenciar a volatilidade sem desalinhamento.
Ao colocar as pessoas no comando do planejamento, as cadeias de suprimentos podem alavancar soluções escaláveis sem erros e com provas e resultados tangíveis.