A competitividade entre as empresas está cada vez maior e, em tempos de crise, essa disputa se torna ainda mais insana. Com isso, a Inteligência Comercial precisa atuar para que determinada empresa se destaque em meio a tantas outras.
Ou seja, a Inteligência Comercial trata da capacidade de desenvolver soluções relacionadas à resolução de problemas de variadas ordens. No mundo empresarial, consiste na implementação de soluções que auxiliem na conquista de clientes e no aumento das vendas.
Portanto, seu objetivo principal é fornecer dados mais completos sobre as capacidades, perspectivas e vulnerabilidades, tanto da sua empresa quanto dos concorrentes, e, assim, permitir que os gestores saibam como melhorar a sua tomada de decisão para aumentar a competitividade.
Diante disso, para que você possa aplicar soluções de Inteligência Comercial e Competitiva em sua empresa, separei ao longo deste blog tudo o que você precisa para entender sobre o assunto e sua implantação. Acompanhe:
O que é a Inteligência Comercial e como ela funciona?
Quais são os benefícios da Inteligência Comercial nas empresas?
Como ter a Inteligência Comercial no seu negócio
Como a tecnologia impulsiona a Inteligência Comercial
O que é a Inteligência Comercial e como ela funciona?
A Inteligência Comercial, conhecida também como Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, procura transformar dados sobre clientes e o mercado e transformar em informações relevantes para a tomada de decisão e em ações estratégicas para a empresa.
Quem atua com Inteligência Comercial utiliza diferentes soluções tecnológicas para coletar as informações que serão utilizadas para as tomadas de decisão.
Ou seja, decisões voltadas para uma previsão sobre a evolução do mercado consumidor e concorrente, assim como sua interação.
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Com isso, pode-se visualizar questões de médio e longo prazo, bem como tomar medidas para antecipar ações. Para que essas informações tenham utilidade para a empresa, os dados brutos devem ser transformados em relatórios completos, claros e transparentes.
Afinal, a dinâmica do mercado muda constantemente e, para que uma empresa se mantenha competitiva, ela precisa acompanhar essas mudanças.
Para isso, é necessário construir um cenário de maior previsibilidade. O que é justamente um dos pilares da Inteligência de Mercado.
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Portanto, para conseguir definir projeções sem gerar grandes incertezas, é necessário ter dados que deem suporte à tomada de decisão. Ou seja, com essa previsibilidade, é possível se antecipar às mudanças com o menor risco possível e com um mínimo de garantia de atingir os objetivos traçados.
Resumindo, a Inteligência Comercial é um conjunto de ações estratégicas para alavancar os resultados de uma empresa. Assim, baseadas na coleta e análise de informações quantitativas e qualitativas dela.
Quais são os benefícios da Inteligência Comercial nas empresas?
Como foi possível perceber até aqui, a Inteligência Comercial tem um papel fundamental dentro de uma empresa, inclusive gerando uma série de benefícios, como:
Aumento da competitividade com Inteligência Comercial
Uma empresa bem informada se torna mais competitiva no mercado que atua. Com os dados certos, os gestores poderão criar pipelines de vendas mais eficientes, elaborar melhores estratégias de marketing, conhecer as tecnologias mais recentes do mercado e muito mais.
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Maior precisão de análise de resultados
A Inteligência Comercial tem foco na geração de conhecimento estratégico, ação fundamental para adquirir novos leads.
Além disso, os sistemas conseguem processar uma abundância de informações de forma ágil, clara, objetiva e sem erros, levando maior precisão às análises.
Melhor acompanhamento da inovação
Focada em inovação, a Inteligência Competitiva ou Comercial consegue avaliar tendências de mercado. Sendo assim, torna a empresa mais relevante para o seu setor, evitando que o negócio estagne.
Além disso, as mudanças no comportamento dos clientes estão se tornando cada vez mais rápidas. Mas, com a aplicação da Inteligência de Mercado, o gestor poderá inovar tanto nos seus produtos ou serviços como nos procedimentos internos da empresa.
Projeções mais certeiras
Nenhuma empresa consegue prever o futuro de forma exata. Porém, uma organização de sucesso se preocupa em aumentar a precisão de suas previsões, tornando-as mais próximas da realidade.
Mas, isso só é possível utilizando a tecnologia correta para projetar cenários com as mais diversas hipóteses e assim garantir o sucesso financeiro da empresa.
Como ter a Inteligência Comercial no seu negócio
Para se ter os benefícios da Inteligência Comercial na sua empresa, alguns passos são essenciais, como:
Planejamento
Nessa etapa são realizados estudos sobre o negócio e estabelecidos os processos necessários. Qual é o objetivo do negócio, as metas para alcançá-lo, além da definição de KPI’s (indicadores-chave de desempenho) e outros pontos que se fizerem necessários.
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Coleta de dados
Aqui são coletados os dados que serão utilizados. Eles podem ser extraídos de um CRM ou sistema de gestão empresarial (ERP), de uma base de dados pública, pesquisas da internet, questionários, etc.
Análise
Os dados são analisados de forma estratégica pela equipe, levando à realização de relatórios gerenciais. Eles precisam ser facilmente compreendidos por todos os colaboradores e gestores do negócio.
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Aqui, também há um estudo sobre as características da empresa, devendo ser feita uma análise de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (análise SWOT), de seu público-alvo, entre outras informações relevantes, como:
- Análise de clientes: através do sistema de CRM, o departamento coleta diversas informações sobre os clientes.Sendo assim, é possível responder perguntas como: para quem a empresa vende? A equipe comercial está pronta para lidar com esse público? Conhecer o público é importante para saber quais estratégias utilizar para atingi-lo.
- Análise concorrencial: é importante conhecer a concorrência para entender como agem em relação às suas estratégias, preços, descontos e posicionamentos.Com isso, a empresa pode fazer um planejamento que atraia mais clientes que o seu concorrente. Além disso, serve para ter base para corrigir problemas internos na empresa, como falhas no produto e erros no processo de vendas.
- Análise dos produtos: outro passo importante é conhecer bem o produto que a empresa vende e garantir uma boa experiência de compra para o cliente.Por isso, a empresa precisa fazer com que a equipe de vendas conheça a fundo todas as características e benefícios dos produtos.
Propagação
Por fim, nesse passo as informações são repassadas ao restante da equipe. É importante receber feedback e opiniões de outros líderes para ter uma visão diferente sobre as informações, fazendo com que as estratégias sejam mais amplas e completas.
A Inteligência Comercial é uma ferramenta poderosa para que se consiga elaborar estratégias ideais para o seu negócio. Entretanto, é preciso ter uma cultura empresarial voltada à inovação para que toda a equipe esteja aberta para adotar novas tecnologias.
Como a tecnologia impulsiona a Inteligência Comercial
As mudanças tecnológicas e econômicas dos últimos anos aqueceram o campo da Inteligência Comercial. Os profissionais dessa área vão desde o suporte aos negócios e marketing até a participação nas decisões estratégicas da empresa.
Hoje, é possível encontrar softwares e ferramentas de monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPI), que ajudam também a conscientizar a empresa sobre a importância desse departamento.
Sabendo o que o cliente quer, o que a empresa vende e o que os concorrentes estão oferecendo, é possível destacar os pontos fortes da empresa para o cliente, comparado ao que o mercado pode oferecer.
Além de todos os passos, é necessário medir a eficiência da empresa para se ter certeza de que as estratégias estão em harmonia com os objetivos da empresa. Por isso, o uso de indicadores nesse processo é fundamental.
Na Inteligência Comercial estratégica, assim como em diversas áreas, os dados ajudam a promover constantes melhorias. A análise de indicadores permite atuar na raiz dos problemas, melhorando a qualificação do time de vendas.
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Portanto, os indicadores são funções estratégicas e geram impactos diretos nos resultados se bem utilizados.
Sendo assim, automatizar o processo de análise de indicadores pode contribuir para que as considerações sobre como a equipe de vendas está saindo possa ser certeira e justa.
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