SalesTech Intelligence®: aumento do market share por meio de metas bem distribuídas

Entenda o que é o market share, como calculá-lo e como o SalesTech Intelligence® e outras táticas podem te ajudar a aumentá-lo.

O SalesTech Intelligence® é uma solução tecnológica de automatização inteligente do Desdobramento de Metas de Vendas e Crítica de Realocação de Volumes. 

Diante disso, ele permite gerenciar todo o processo do ciclo de metas de vendas e garante a cobertura de todo o portfólio de produtos para todo o País. Além de distribuir as metas para toda a estrutura comercial até o nível SKU/PDV e ainda transforma vendedores em consultores por meio do cálculo de mix ideal de produtos.

Entenda também como potencializar sua força de vendas para vender mais.

Com a solução, o gestor tem a garantia de que tudo que foi planejado possa ser executado, ou seja, vendido de forma consultiva e inteligente, levando ao cliente, o produto certo e na quantidade certa. 

Empresas como a BRF e Heineken conseguiram diminuir o tempo de processamento das metas, chegando a até 40 minutos. Sem contar o aumento no market share, que beneficia diretamente a empresa. Quer entender como? Continue a leitura: 

O que é o market share?
Como calcular o market share?
Os benefícios do market share
Possibilidades do SalesTech Intelligence®
Como o SalesTech intelligence® funciona e aumenta seu market share
Aumento de market share na empresa: outras táticas

CTA

O que é o market share? 

De forma simples, o market share é a porcentagem de vendas de uma indústria que uma determinada empresa possui. Ou seja, é a parcela da receita total do setor da marca com a venda de seus produtos e serviços, tornando empresas com maiores “participações” de mercado em líderes do setor.

Para ficar mais fácil de entender, vejamos um exemplo: 

Imagine que no setor têxtil, os consumidores foram responsáveis por comprarem 100 camisetas. Dito isso, 80 camisetas pertenciam à empresa A, 15 da empresa B e 5 da empresa C. Nesse caso, a empresa A possui um market share de 80%, sendo a principal concorrente do setor. 

Sendo assim, o market share, normalmente, é calculado para um período específico, como nas vendas anuais, semestrais ou trimestrais, podendo também ser separado por regiões.

Aumento do market share com SalesTech Intelligence® | WCA
Fórmula do Market Share

Como calcular o market share? 

Calcular o market share não é uma tarefa difícil, em um primeiro momento encontre a receita total de vendas da sua empresa para o período de preferência e divida esse número pela receita total da sua indústria durante o mesmo período.

Após obter esse resultado, é só multiplicar o número por 100 para gerar a porcentagem de market share da sua empresa

É importante evidenciar que calcular seu market share lhe dará uma compreensão geral da sua posição no setor, mas, também é de grande utilidade para entender como você se compara aos seus concorrentes, podendo ser usado como alicerce de campanhas de marketing e dar direcionamentos de estratégias de vendas a serem seguidas. 

Aprenda como evitar erros e otimizar seu planejamento estratégico de vendas.

Aumento do market share com SalesTech Intelligence® | WCA

Os benefícios do market share

Além dos benefícios vistos até aqui, contar com um market share alto na empresa também eleva as vantagens competitivas do negócio, como:

  • Indicação da posição competitiva da empresa: o market share permite que uma empresa identifique sua posição em relação aos concorrentes no mercado. Assim, quanto maior for o market share, maior é o poder da empresa em relação aos seus concorrentes. 
  • Indicação de sucesso nas estratégias de marketing: um aumento no market share pode indicar que a estratégia de marketing da empresa está sendo bem sucedida, já que a marca está ganhando espaço em relação aos seus concorrentes. 
  • Atração de investimentos: um market share alto está para os investidores como o pólen está para as abelhas, afinal, ele também é um excelente indicador de sucesso da empresa e estabilidade. 
  • Potencial de lucro: um market share elevado também pode levar ao aumento de receita, aumentando o potencial de lucro da empresa. 
  • Fortalecimento da marca: uma empresa com alto market share pode se tornar uma referência entre os consumidores, tendo casos de “marcas” que acabaram virando sinônimo do produto em questão, como o Nescau, por exemplo.
  • Maior poder de negociação: uma empresa com alto market share pode ter maior poder de negociação e barganha com fornecedores e parceiros de negócios, o que pode levar a melhores condições e preços mais favoráveis. 
Aumento do market share com SalesTech Intelligence® | WCA

Possibilidades do SalesTech Intelligence®

Seu desenvolvimento totalmente amigável faz com que o SalesTech Intelligence®, através do input de informações, se adapte às mudanças de comportamento do consumidor, levando em consideração essas alterações no momento da distribuição dos itens.

Para entender melhor o que uma empresa pode fazer com a solução, veja a lista abaixo: 

  • Ganha tempo, pois não dependerá mais de processos manuais que geram inconsistências na composição de toda a estrutura.
  • Garante as regras e premissas do negócio, já que facilita o gerenciamento dos ciclos.
  • Realocação consistente das metas, pois permite a configuração de travas que garante a movimentação das metas sem comprometer o volume definido para o ciclo.
  • Controle total das metas e projeções de resultados, já que permite ao gestor acompanhar o antes e depois das realocações e seus impactos no ciclo.
Aumento do market share com SalesTech Intelligence® | WCA

Como o SalesTech intelligence® funciona e aumenta seu market share

Antes de iniciar o processo de desdobramento das metas, o SalesTech Intelligence® recebe dados como hierarquia de vendas, hierarquia de produtos e meta, validando esses dados e então liberando para a execução. 

Saiba como funciona o desdobramento de metas de vendas neste guia.

Na versão standart, a solução oferece dois tipos de cálculo: representatividade e balanceamento. 

O cálculo de representatividade, cria um % de representatividade a partir da base histórica. Ou seja, este cálculo analisa o histórico do cliente, por exemplo, verificando qual é o percentual de representatividade que um determinado SKU tem para aquele cliente e a partir desse resultado, gerando a meta.

o cálculo de balanceamento, é responsável por criar uma meta justa para os vendedores. São analisadas as últimas vendas de cada vendedor, separando os resultados em dois blocos. Assim, a meta é a média resultante entre os dois blocos. 

Ainda é possível contar com os cálculos de lucratividade, que prioriza o lucro de um determinado produto e o de mix ideal, indicando quais produtos e a quantidade de cada um deles que deve estar no cliente.

Depois de desdobrada, a meta fica aberta para a crítica. A etapa da crítica é feita top-down, ou seja, da maior para a menor hierarquia desejada.

Sendo assim, ela consiste em redefinir algumas metas que foram definidas anteriormente. Por exemplo, o gerente define as metas e quando elas são distribuídas aos supervisores, eles revisam essas metas e redistribuem entre suas equipes. 

Nesta fase, o SalesTech Intelligence® permite alguns controles importantes para que as metas não sejam distribuídas de maneira errada ou injusta. Um exemplo é a trava percentual, que evita que o responsável pela crítica dê metas inatingíveis a um determinado vendedor. 

Outra função é o controle de volume e faturamento, que garante que tanto volume, quanto faturamento não sejam reduzidos por conta das alterações e da crítica do vendedor, que caso seja definido pelo gestor, poderá remanejar a meta entre clientes. 

Resumindo, o SalesTech Intelligence® dá ao gestor total controle de todo o processo, garantindo o melhor aproveitamento da gestão de equipe de vendas, por meio de metas justas e que priorizam a lucratividade e market share da empresa.

Leve também previsibilidade e  estruturação financeira para sua empresa com Supply Chain

Aumento de market share na empresa: outras táticas

Abaixo, também separamos algumas outras estratégias que sua empresa pode usar para expandir seu market share. Acompanhe: 

Preços mais baixos em seus produtos

Uma excelente maneira de aumentar o market share da sua empresa é diminuir o preço dos seus produtos, o que é um meio mais fácil e rápido para alcançar essa expansão. Isso, pois os consumidores geralmente tendem a comprar produtos de custo mais baixo.

Mas, também é importante observar que a opção mais barata nem sempre é a melhor estratégia para todas as marcas. Ou seja, é preciso garantir que sua empresa esteja precificando adequadamente seus produtos para agregar valor aos seus clientes, mas não perder oportunidades de receita para vencer a concorrência. 

Conte com inovação para expandir seu market share

É fato que empresas que inovam e apresentam novas tecnologias para o mercado tendem a aumentar seu market share

Afinal, novos produtos e funcionalidades tendem a atrair novos clientes. Afinal, novos clientes fazem novas compras e, por sua vez, contribuem para maiores margens de lucro e maiores contribuições para a receita geral do setor, o que configura diretamente em uma maior participação no mercado.

Sem contar que novos clientes também são novas oportunidades de renovação e fidelização de clientes

Leve seus novos produtos ao mercado com estratégias Go-to-market (GTM) de sucesso

Encante seus clientes 

Falando em fidelização e renovação, seja em vendas B2B ou vendas B2C, essas também são outras maneiras de potencializar seu market share. 

Isso tudo, pois ao encantar seus clientes atuais, você cria clientes fiéis com maiores probabilidades de realizarem compras renováveis, o que aumenta a receita do seu negócio e a contribuição para a receita total do setor. 

Aumente o conhecimento da marca 

Por fim, o reconhecimento da marca e o marketing desempenham um papel fundamental e significativo no aumento do market share. Ou seja, divulgar sua marca é de muita importância para que o público saiba quem você é. Portanto, tornando-se um nome familiar e a marca preferida de um determinado público. 

Geralmente, empresas maiores possuem maior facilidade de alcançar um elevado market share, já que também possuem recursos para investir em todas as áreas. Mas, também existem outras soluções, como o SalesTech Intelligence®, que maximiza seus resultados na cadeia estratégica de vendas e leva o crescimento escalável para sua empresa. 

Conheça mais sobre as possibilidades dessa ferramenta: 

CTA

Leia também

Assine nossa newsletter

Suas informações foram enviadas com sucesso.

Torne-se um canal WCA