Sell-out: o que fazer para melhorar os resultados do seu negócio? 

Embora as estratégias de sell-in sejam fundamentais para a boa saúde financeira de uma empresa, é no sell-out que as coisas acontecem realmente. Por isso, na hora de criar estratégias para as vendas, tanto um quanto o outro devem ser levados em consideração.

Quando se fala em ponto de venda, por exemplo, o foco sempre é na ruptura, considera a pior vilã do varejo. Porém, assim como faltar produtos na gondola, sobrar no estoque também gera grandes prejuízos.

Por isso, para garantir resultados positivos, é necessário pensar em toda a cadeia varejista: indústria, ponto de venda e consumidor. Mas afinal, quais ações podem melhorar suas ações de sell-out?

Indústria e varejo com foco no sell-out 

Em modelos de gestão considerados tradicionais, é função exclusiva do varejo realizar os pedidos dos produtos que serão postos à venda.

Nas ações de sell out, por sua vez, as compras predeterminadas, que muitas vezes geram estoques excedentes, são trocadas por uma relação de cooperação junto da indústria, para que as aquisições sejam feitas de acordo com demandas realistas.

Pra que você entenda como fazer o sell-out operar em benefício dos resultados positivos da empresa, veja a lista a seguir:

Gerenciamento por categoria: ao categorizar os produtos que são oferecidos em um ponto de vendas, é possível evitar análises generalistas e, consequentemente, compreensões equivocadas sobre os padrões de vendas analisados no sell-out. A categorização eficiente também melhora a experiência dos consumidores, fazendo com que ele ache tudo que procura.
Ações mais assertivas de merchandising: é preciso entender a demanda do consumidor antes de fazer qualquer ação desse tipo, pois não adianta oferecer os melhores produtos se a percepção dos consumidores em relação a eles não for correspondente à qualidade ofertada. Por isso, conhecer o público para o qual será ofertado o produto é fundamental para melhorar as vendas.
Entenda o consumidor: ao ter esse conhecimento e torná-lo mais apurado por meio do sell-out, é possível saber com exatidão não para quem você irá se comunicar, mas como isso será feito da maneira mais atrativa e eficiente possível.
Promoções de sucesso: é comum entre os varejistas que não realizam uma gestão eficiente de estoque a realização de promoções com preços muito baixos, que servem para eliminar os itens excedentes que não foram vendidos. São as famosas queimas de estoque.

Para que a gestão do sell-out funcione adequadamente, é importante ter conhecimento sobre todos os fatores que impulsionam as vendas entre os consumidores, é possível realizar ações promocionais que realmente impactem o público e sua experiência de venda, gerando ainda mais lucros.

Quer saber um pouco mais sobre o sell-in e sell-out? Confira esse post onde falamos sobre mix ideal de produtos, meta inteligente e outros pontos que ajudam ainda mais na estruturação desses processos vitais para sua empresa.

Tem dúvidas ou deseja saber sobre soluções que podem ajudar a deixar o sell-out do seu negócio mais eficiente? Fale com a gente aqui!

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