10 benefícios de um sistema em nuvem e o que um SaaS pode fazer por você

Entenda o que é um sistema em nuvem e quais os 10 principais benefícios de adquirir um software em nuvem para a sua empresa.

O presente (e o futuro) já está no sistema em nuvem. De acordo com dados da Gartner, globalmente, a perspectiva é que os investimentos em TI cresçam 5,5% em 2023. O maior crescimento acontece em relação ao SaaS: 11,8% em 2023. 

Ainda, segundo uma pesquisa da LogicMonitor, 87% dos tomadores de decisão na área de TI acreditam que a pandemia acelerou o processo de migração para a nuvem. Isso acontece porque a dinâmica de trabalho mudou e a segurança, velocidade e escalabilidade estão entre os fatores críticos para a permanência e ascensão de uma empresa no mercado.

Com isso, empresas de todos os setores e tamanhos estão se distanciando da construção de infraestruturas físicas — e normalmente onerosas — para servidores e dando preferência à opção mais segura, flexível e de melhor custo-benefício: o Cloud Computing.

Contudo, a nuvem, apesar da sua evidente evolução e adoção crescente em todas as áreas de negócios, ainda é vista com certas ressalvas pelos gestores mais resistentes às mudanças. 

Ler mais: Como evitar erros e otimizar seu planejamento estratégico de vendas?

Para não ter dúvidas sobre o porquê sistemas em nuvem são tão vantajosos e esclarecer se vale a pena ou não considerá-los em suas estratégias de evolução, é necessário analisar diversos pontos. Por isso, preparei este conteúdo abordando os dados essenciais para explicar o assunto por completo. 

CTA

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing – também chamada Computação em Nuvem – é uma rede de servidores remotos hospedados na internet que permite que as empresas usem banco de dados, plataformas, softwares, aplicativos e outros recursos via web. Ou seja, pode ser definida como um espaço virtual que permite o armazenamento e acesso aos dados pela internet sem uma limitação física.

Segundo uma pesquisa da TechRepublic Premium com gestores a respeito de projetos, desafios e orçamentos de transformação digital, 17% alegaram que o Cloud Computing foi o maior benefício implementado, ficando atrás apenas do investimento em ferramentas de colaboração. 

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

Exemplos no dia a dia

A nuvem já sustenta um grande número de serviços que a maioria das pessoas utilizam no dia a dia, como, por exemplo: o backup do seu celular que está vinculado à sua conta de e-mail, o armazenamento de fotos no Google Fotos e a execução do streaming de vídeo da Netflix.  

Categorias de serviço em nuvem

Existem três modelos principais de serviços.

IaaS – Infraestrutura como Serviço

Esse modelo é composto por recursos de computação escalonáveis ​​e automatizados. Ele funciona como um “autosserviço” para acessar e monitorar computadores, redes, armazenamento, etc. permitindo que comprem recursos sob demanda e conforme a necessidade, em vez de comprar hardware diretamente.

PaaS – Plataforma como Serviço

Esse modelo fornece componentes de nuvem para determinados softwares enquanto são usados ​​principalmente para aplicativos. A estrutura é adequada para desenvolvedores, que podem usá-la para criar aplicativos personalizados. Todos os servidores, armazenamento e rede podem ser gerenciados pela empresa ou por um provedor terceirizado, enquanto os desenvolvedores podem manter o gerenciamento dos aplicativos.

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

SaaS – Software como Serviço

Esse é o modelo mais utilizado e o modelo que irei abordar com maior profundidade neste artigo. Ele utiliza da internet para entregar aplicações gerenciadas por um fornecedor terceirizado aos seus usuários. A maioria das aplicações em SaaS são executadas diretamente no navegador web, o que significa que não requerem nenhum download ou instalação.

Por que, cada vez mais, empresas optam por um sistema em nuvem (SaaS)?

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de utilizar um sistema de gestão como SaaS, que também é comumente chamado ERP Cloud. Nesse modelo, existem inúmeros benefícios. 

1. Custos mais baixos e previsíveis

A maior vantagem do uso em comparação aos métodos tradicionais de fornecimento de software é que o software em nuvem evita que as organizações tenham que investir pesado em hardware e instalar, configurar e executar tudo localmente. Além da vantagem de custo, as organizações também não precisam se preocupar com manutenção, suporte e licenciamento. Ou seja, economia de infraestrutura e de mão de obra especializada.

O provedor de nuvem fornece todo o poder de processamento necessário para que as empresas possam manter o foco em suas operações ao invés de se preocuparem com a estruturação de um local físico e contratação de uma equipe para gerenciar um data center.

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

2. Escalabilidade

Por ser um modelo de soluções sob demanda, as empresas pagam aquilo que utilizam. Significa que os usuários podem adicionar armazenamento ou mais serviços de maneira fácil e rápida sem precisar investir em hardware ou software. Isso torna os aplicativos SaaS altamente escaláveis, pois acompanha o crescimento da empresa sem ela ter que retirar seus recursos de investimentos locais para aplicar em investimentos técnicos.

Ler mais: 10 dicas de estratégias para atingir metas de vendas e se sobressair no mercado

3. Segurança

Quanto à segurança, é possível controlar o que os usuários podem acessar sobre determinados recursos e administrar que tipos de permissões eles possuem. Também é determinada a autenticação do usuário por regras de negócios que definem o acesso apropriado do usuário com base na função, nos requisitos de dados e nas atribuições do fluxo de trabalho, independentemente do dispositivo usado.

Além disso, para a proteção dos dados, os provedores de serviços oferecem aos clientes a opção de controlar suas chaves de criptografia para que a equipe que presta o serviço não possa descriptografar os dados. 

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

4. Colaboração

Um software em nuvem promove transparência, cooperação e responsabilidade em todas as organizações, fornecendo:

  • Ferramentas de gerenciamento de projetos que simplificam estratégias de colaboração e comunicação.
  • Relatórios financeiros e de desempenho em tempo real que criam consciência situacional para tomadores de decisão em todos os níveis.
  • Opções de gerenciamento de recursos que ajudam a identificar oportunidades para agilizar processos e eliminar desperdícios, desde compras até contabilidade e chão de fábrica.
  • Colaboração eficiente com terceiros, como consultores e fornecedores, oferecendo maneiras fáceis de compartilhar dados importantes.
  • Aumento da segurança mostrando o histórico do usuário em todo o sistema.

Esses recursos do ERP baseado em nuvem ajudam a torná-lo uma ferramenta de evolução, que potencializa a capacidade da empresa em responder aos desafios. 

Ler mais: KPI de vendas: o que são os indicadores de desempenho e quais usar

5. Acessibilidade

Para um serviço em nuvem praticamente não existem barreiras quanto à localização e dispositivo em que o usuário irá acessar. Isso facilita o controle e monitoramento das operações, pois os gestores, por exemplo, podem ter os dados sempre à mão, literalmente, ao acessar o sistema através do smartphone, por exemplo. Além disso, os usuários podem trabalhar remotamente sem limitações e com toda a segurança.

6. Sempre atualizado

Como tudo está hospedado na nuvem, atualizações locais não são necessárias, o provedor do serviço é responsável pela implantação automática das atualizações. Com isso, testes de atualizações deixam de ser necessários, poupando muito tempo. Outra vantagem é que não é necessário implantar manualmente em cada máquina: as atualizações são lançadas para todos os clientes e usuários de uma só vez.

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

7. Backups automáticos 

Não é necessário intervenção de usuários para que os backups sejam feitos, todas as informações geradas vão automaticamente para o backup em nuvem garantindo a segurança e integridade dos dados.

Baixe o eBook: Cultura Data Driven: aprenda a transformar dados analíticos em informações de decisão valiosas

8. Evolução do produto com base em seu uso real

Diferente do software hospedado localmente, o software em nuvem obtém feedbacks analíticos em tempo real sobre seu uso, sabendo quais recursos são úteis, quais não são utilizados, os mais usados, etc. Isso permite que ele receba melhorias rapidamente. Ou seja, a evolução de um SaaS acontece pelo seu próprio uso, um ciclo sustentável e vantajoso para a empresa que o utiliza.

A realização de testes num software em nuvem também é muito mais simples, testes A/B de funcionalidades e design acontecem sem transtornos, com a certeza de que seu resultado estará correto. 

9. Proteção do patrimônio intelectual da empresa

Se os dados estiverem dispostos em várias máquinas na empresa, não é difícil imaginar alguém agindo de má-fé e vendendo conhecimento que é propriedade da empresa para algum concorrente. 

Ou, ainda, imaginar que, sem restrições de compartilhamento nessas máquinas, algum documento restrito seja enviado para fora da empresa sem querer. 

Num software em nuvem, ao centralizar os dados e limitar o nível de acesso por usuário, é fácil controlar quem acessa determinadas informações e o que pode fazer com elas.

10. Integração de aplicações

Um SaaS pode ser integrado a outras plataformas e softwares utilizando APIs. Isso permite que as empresas realizem quantas integrações forem necessárias para atender às suas necessidades. Esse benefício somado à escalabilidade da nuvem torna-se um diferencial competitivo enorme, visto que elimina dois dos principais limitadores de crescimento de um negócio. 

10 benefícios de um sistema em nuvem e o que pode fazer por você | WCA

O cenário dos serviços em nuvem para 2025

Não passamos mais por marcos tecnológicos, como a internet, por exemplo. As transformações digitais acontecem de forma universal em todas as áreas e aspectos. Contudo, a nuvem sustenta a maioria dessas transformações, pois as torna mais sofisticadas, mais seguras, mais escaláveis e mais econômicas. 

Por isso, mesmo que uma empresa não esteja cogitando a adoção do Cloud Computing agora, em breve, deixará de ser uma opção, será uma necessidade. 

Segundo a pesquisa da LogicMonitor que entrevistou 500 tomadores de decisão em TI em cinco países diferentes em 2020, 74% dos acreditam que 95% de todas as cargas de trabalho públicas, privadas e híbridas serão executadas na nuvem em até cinco anos (2025), 22% acreditam que levará seis anos ou mais e 2% acreditam que isso nunca vai acontecer. 

Para obter os benefícios de um sistema em nuvem por completo e implementar soluções de Inteligência Comercial que aliam o poder da inteligência e a potência da tecnologia, conte com a WCA:

CTA

Leia também

Assine nossa newsletter

Suas informações foram enviadas com sucesso.