O planejamento faz parte do dia-a-dia de qualquer empresa, para quem trabalha com venda de produtos, não é diferente. Para enfrentar cenários de incertezas, como o atual causado pela pandemia da covid-19, um bom S&OP pode garantir a vantagem competitiva e melhorar o desempenho de empresas e negócios.
Considerando o cenário atual e a necessidade crescente da automatização dos processos das empresas, trazemos alguns desafios que podem surgir nesse processo de planejamento e quais benefícios você, sua equipe e sua empresa podem ter ao criar e implantar soluções para um S&OP integrado e automatizado.
Confira!
O que é S&OP
S&OP (do inglês, Sales and Operations Planning) ou planejamento de vendas e operações é quem dita qual o volume ou valor final do que será comercializado.
O termo S&OP, define o processo liderado por um comitê composto pela alta administração da empresa, que visa um planejamento integrado entre as áreas de operações, trade marketing, vendas, manufatura, finanças, recursos humanos, marketing e desenvolvimento de novos produtos.
Após decidirem o “número mágico” do mês, este passa pelo processo de desdobramento, crítica e consenso de metas para que a empresa possa atingir o volume de vendas desejado. Mas até lá, existe um processo longo e que necessita de alguns pontos de atenção.
Desafios no planejamento integrado
Entre as dificuldades que cercam o processo de planejamento, estão a segurança dos dados, envolvimento de pessoas de departamentos diferentes e consolidação das informações em um único documento.
Porém, alguns pontos merecem mais atenção na hora de estruturar os números do S&OP. São eles:
Automatização do S&OP
Caso o processo de planejamento integrado de S&OP ainda não esteja automatizado, é possível, que o comitê enfrente alguns problemas durante a definição da meta macro do mês vigente.
Isso porque as informações vêm de diferentes fontes e precisam ser compiladas para que o comitê consiga realizar o S&OP. Neste momento, cálculos e desdobramentos das planilhas podem gerar erros que podem impactar negativamente no planejamento se não detectados a tempo.
Por isso, para que perda de tempo com retrabalho seja evitado, sugere-se que as equipes contem com um software de planejamento integrado. Desta forma, tendo o processo desenhado e as pessoas certas para atuar na análise dos dados, a tecnologia cumprirá bem o seu papel de facilitador. Aqui falamos um pouquinho sobre como ter uma solução que integra todos os processos e informações.
Integração entre as equipes
Como dito anteriormente, muitas áreas estão envolvidas no planejamento integrado de S&OP, e por isso, precisam falar a mesma língua para que o resultado de tanto trabalho seja positivo.
Outro ponto é a necessidade de entrosamento das equipes e de consolidação do modelo de planejamento para que seja possível sua automatização.
No dimensionamento errado de qualquer item, todo o planejamento estará comprometido. Isso poderá gerar descontentamento do consumidor final que não encontrará o produto desejado, e mais, aumento das despesas da empresa e diminuição drástica da rentabilidade.
Equipes entrosadas e modelo bem desenhado e automatizado podem gerar muitos benefícios para a empresa antes e depois do planejamento integrado, mas quais são eles?
Planejamento integrado e seus benefícios
Considerando o cenário atual de empresas aderindo ao home-office permanente, a automatização do planejamento integrado é ainda mais essencial. Afinal, a troca de planilhas e a governança de dados tão estratégicos acabam “roubando” a atenção das equipes mais do que deviam.
Por isso, quem utiliza a automatização do processo de S&OP se beneficia de algumas vantagens, como:
Redução de erros nas projeções e simulações
Esse é um dos benefícios mais importantes, pois um pequeno erro em uma projeção ou simulação pode comprometer todo o planejamento do mês, e ainda, gerar prejuízos financeiros e de imagem, pois impacta na ponta, que é consumidor final.
Compreensão facilitada dos impactos em toda a cadeia
Como em um planejamento automatizado é possível criar cenários que prevejam determinadas decisões. Assim, os impactos podem ser melhor avaliados e um plano B pode ser deixado de prontidão, caso seja necessário usá-lo.
Aumento das vendas e market share
Em um planejamento integrado assertivo, a distribuição das metas é feita de forma mais cuidadosa, resultando no aumento das vendas, e consequentemente, da fatia de mercado que a empresa está inserida.
Redução de estoques
Com o volume a ser vendido bem definido, a produção pode estimar de forma correta quanto de matéria-prima precisa adquirir e quanto precisa produzir. Dessa forma, todos os elos da cadeia se beneficiam, pois acabam os problemas com excesso ou falta de produtos.
Um bom planejamento integrado de S&OP é composto por pessoas de diferentes áreas que em conjunto, definem a estratégia futura de uma empresa. Por isso, quanto mais entrosamento, consistência de dados e eliminação de erros houver, melhores serão os resultados.
A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.